Mapa da América: Viajar com carro antigo é possível?

sábado, 9 de abril de 2022

Viajar com carro antigo é possível?

 Tenho um carro antigo, posso viajar tranquilo com ele?


Chevette e a Marajó juntos - Foto: Roberto Bessa



Tem muitas gente com essa dúvida e sempre acabam me perguntando sobre isso. Resolvi escrever esse post justamente pra esclarecer algumas dúvidas dos amigos que perguntam!

É possível viajar com um carro antigo?
Sim, é possível sim! Então valos falar um pouco sobre o assunto!

Quais são os cuidados que devo ter?


Os cuidados são basicamente os mesmos que você teria que ter com um carro mais novo. Porém é necessário algumas atenções especiais, e é sobre isso que vamos falar aqui!




Manutenção:


Como de qualquer veículo, a manutenção deve estar em dia. Itens como freios, suspenção, amortecedores, pneus e parte elétrica devem estar funcionando impecavelmente. 

Antes de viajar, revise tudo isso. O que estiver "meia vida" substitua por um novo. Melhor garantir sempre.

Se seu carro for alimentado por carburador, faça uma limpeza, troque os reparos e tenha sempre um kit de reparo reserva dentro do porta luvas.

Carburador mini progressivo do Chevette
em manutenção - Foto: Roberto Bessa



Não esqueça de alinhar e balancear as rodas. 

No geral, a manutenção deve ser feita como de qualquer carro, mas onde estão os pontos que temos que ter mais atenção?

A atenção fica por conta de peças sobressalentes que você deve ter! Por exemplo: um carro mais antigo é mais difícil encontrar algumas peças, no caso os meus carros (Chevette e a Marajó), estão bem difíceis de encontrar peças de manutenção preventiva.

O que fazer então?

Como todo bom dono de carros antigos, eu tenho um pequeno estoque de peças em casa, sempre que viaja carrego comigo algo que pode dar problema ao longo da viagem.

Bancada de trabalho com algumas peças de
manutenção ao fundo - Foto: Roberto Bessa



E que peças seriam essas?

Ai vai variar conforme a viagem, conforme o tempo que você pretende ficar viajando.

Um erro que eu cometi e espero que ninguém passe por isso! 




Quando fui para Tiradentes com a Marajó, esqueci em casa peças básicas de manutenção que não são nada fáceis de encontrar como platinado e condensador. A garotada nem sabe mais o que é isso rsrsrs.

O carro deu um problema lá em Tiradentes, e eu não tinha as peças porque esqueci em casa. Era pra gente ficar 3 dias na cidade, acabamos ficando 5 por causa disso.

Na cidade não tem autopeças, somente em São João Del Rey e só abria na Segunda. No final das contas, nem o platinado trocamos por que não tinha.

Um peça de custa mais ou menos R$ 25,00 nos deixou a pé pelo fato de não ter carregado uma no porta luvas. Bom, o mecânico conseguiu dar um jeito pra gente e chegamos em casa.

Nessa viagem, também acabamos ficando sem óleo de caixa no carro. A importância em conhecer o veículo está ai também, consegui levar o carro sem danificar nada por conhecer os limites da Marajó. Sim, viajamos sem óleo na caixa de cambio, mas não façam isso a menos que seja uma emergência ok!

Minhas recomendações para uma viagem segura:


* Tenha sempre peças extras de manutenção como correias, velas, cabo de velas, pastilhas de freio ou lonas, platinado, condensador, bobina, kit de carburador, lâmpadas entre outras coisas que seu carro possa "quebrar" numa viagem.

* Antes de sair, faça uma revisão geral. Motor, câmbio, freios, elétrica e etc.

* Conheça o carro! Não dependa de mecânico! Saiba o que seu carro tem ou não tem debaixo do capô. Assim, além de ninguém te tapear, você pode sair de situações difíceis sem depender de ninguém.

* Planeje o roteiro, conheça previamente as estradas que você pretende passar. Se você nunca foi naquele lugar, no YouTube hoje em dia tem vários canais que mostram a situação das estradas e como elas são, você não será pego de surpresa! Isso vale para cidades também!

Chevette Hatch 1981 - Foto: Roberto Bessa



Quais viagens eu já fiz com meus carros?


Com o Chevette:

* Centro e sul de Minas
* Nordeste Brasileiro
* Litoral Paulista
* Buenos Aires

Chevette Hatch 1981 - Foto: Roberto Bessa



Com a Marajó:

* Caminho Novo da Estrada real
* Interior Fluminense
* Litoral Fluminense
* Interior Norte de Minas

Marajó 1981 - : Foto: João Carlos M. Fonseca



Todas as viagens tem saída aqui de Petrópolis que é a cidade onde eu moro.

Pretende fazer mais viagens com esses carros?


Sim, claro!
Inclusive no meu canal, o Trilhas e Mochila, criei o projeto da Expedição ao Equador com o Chevette, que não aconteceu ainda por causa das fronteiras fechadas durante a pandemia. Assim que voltar a normalidade estaremos retomando o projeto.




No canal Vida Peregrina, que também é meu, pretendo fazer um giro pelo Brasil, saindo aqui de Petrópolis, indo para o Sul do Brasil, subir pelo Pantanal, cruzar a Transamazônica e descer pelo litoral do nordeste até Petrópolis.

Esse projeto vai sair antes da Expedição porque ainda existem algumas restrições nas fronteiras. Mas fora esses dois projetos, ainda tenho muitos outros como Ushuaia, Manos del Desierto, Guianas e por ai vai!

Mas você não tem medo de ir com carros com mais de 40 anos nesses lugares?


Confesso que já tive. Mas fazendo viagens com eles, principalmente o Chevette que já está na família a quase 20 anos, eu percebo que com uma boa manutenção, não importa a idade, mas sim o cuidado.

Claro que sei da limitação deles, e por isso não os coloco em locais que sei que não vai dar certo. Por exemplo, tenho muita vontade de fazer a BR 319 (Rodovia Álvaro Maia), mas sei que não é uma boa colocar um carro baixo, que não é preparado pra isso pra fazer essa aventura. Mas devo fazer de moto!

Bom pessoal, é isso!
Viajar com carro antigo é viciante!
Não troco nenhum deles por nenhum carro novo! Sério mesmo!

Esses dois carros já me levaram a lugares que vocês não fazem nem ideia, mas posso convidar os amigos a acompanharem algumas aventuras nossas pelo canal Vida Peregrina, lá eu vou mostrar mais minhas viagens e aventuras com o Chevette e com a Marajó, além de aventuras de moto também ok!

Um forte abraço e até mais! 













Nenhum comentário:

Postar um comentário